junho 22, 2012

Se fosse FHC, seria um golpe de estado


Presenciamos hoje um escandaloso golpe de estado no Paraguay que retirou Fernando Lugo do cargo para o qual fora eleito democraticamente. Pregando uma falsa democracia, a oposição paraguaia tramou e executou o golpe em menos de 24 horas retirando Lugo do poder e empossando o seu vice, articulador do movimento golpista. 

O motivo alegado pela oposição: o confronto entre forças armadas e integrantes do movimento sem-terra paraguaio que vitimou 9 camponeses e 8 soldados. A direita brasileira está aplaudindo de pé o golpe paraguaio, com seus expoentes midiáticos destilando pensamentos reacionários contra a esquerda e o movimento sem-terra. Mas como a mídia que representa a direita brasileira não consegue fugir ao seu passado , ao defender o golpe e sua motivação acaba dando mais um tiro no próprio pé. 

Completaram-se em 17 de abril de 2012 dezesseis anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará.
Em 1996, na chamada curva do "S", 21 sem terras foram assassinados e 169 ficaram feridos depois de uma ação da Polícia Militar para conter os manifestantes que, após dias de marcha, protestavam na rodovia PA-150. 

Seguindo a lógica da velha mídia, um confronto entre camponeses e forças armadas é motivo mais que suficiente para um "processo constitucional de impeachment". O que dizer então de um massacre de camponeses por forças armadas? Nada...não se disse nada, não se fez nada. FHC não foi acusado por nada, não sofreu ataques vorazes da mídia, não sofreu processo de impeachment. 

O que Fernando Lugo sofreu hoje foi um "processo constitucional e democrático". FHC sim teria sofrido um golpe de estado. 

Segue abaixo um vídeo produzido pela TV Coletiva em 2010 relembrando o massacre de Eldorado dos Carajás.

Um comentário:

Bruna disse...

Não sabia disso que ocorreu aqui no Brasil (afinal tinha 5 anos), mas gostei da sua comparação para argumentar o que aconteceu no Paraguai.

Bruna :*

Postar um comentário